Nossa Casa na sua Casa

Queridos frequentadores,

Nós, da Casa Museu Eva Klabin, acreditamos que neste momento em que foi preciso que cada um de nós mantivesse o isolamento social e desacelerasse a velocidade em que estava vivendo para manter a sobrevivência, sentimos a necessidade de ficar ainda mais próximos de cada um de vocês. Afinal, nós também somos uma casa; uma casa-museu. Somos os guardiões do universo da casa. Somos o museu de uma vida. Por isso toda esta situação nos fala muito de perto.
Com o objetivo de criar uma rede de solidariedade entre a nossa casa e a sua casa, implementamos uma nova dinâmica nas mídias digitais, onde estão sendo oferecidas várias atividades durante a quarentena.
Acessando o nosso Instagram ou Facebook, você encontrará sugestões de ações educativas para serem desenvolvidas com sua família, na sua casa.  Poderá inscrever-se no Spotify e se aproximar de nós através do som de uma das três playlists que foram criadas: Concertos de Eva, MPB Eva e o Som de Eva; ou ainda fazer uma visita virtual à nossa coleção e usufruir de 3000 anos de história da arte.

Muito obrigado e se cuidem,

Marcio Doctors
Curador


A ARTE DE COLECIONAR

Em outubro de 2019, realizamos os Encontros A ARTE DE COLECIONAR. A proposta foi de reunir personalidades conceituadas e atuantes nas áreas de coleções, colecionismo, leilões e galerias para conversarem sobre esse universo que desperta muita curiosidade e questionamentos.
A receptividade foi imediata. Muitas pessoas não conseguiram participar porque rapidamente esgotou a capacidade de nosso auditório. Foi pensando nessas pessoas, que não tiveram a oportunidade de acompanhar os encontros presencialmente, e naqueles que agora querem aproveitar esse momento de quarentena buscando novas informações, que decidimos disponibilizar na internet os quatro encontros. Serão apresentações semanais, que vocês poderão acompanhar aqui ou pelo canal do Youtube.

Saiba mais sobre os encontros e assista aos vídeos clicando aqui

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

Para deixar este período de quarentena mais leve e divertido o Programa de Educação da Casa Museu Eva Klabin irá oferecer semanalmente uma nova atividade lúdica e educativa para a criançada realizar em casa. A ideia é proporcionar um momento de lazer e alegria para toda a família.

Clique aqui e divirta-se

OLHO MÁGICO

Nesta seção, você poderá visitar semanalmente diferentes aspectos da coleção Eva Klabin, guiado pelo olhar do Museólogo Diogo Maia, que nos guiará no silêncio do museu fechado durante a quarentena. Aproveite para conhecer melhor as áreas expositivas e o acervo enquanto você não pode nos visitar presencialmente.

Assista aos vídeos clicando aqui

Parla !

PARLA ! É uma referência a Michelangelo, contada por Vasari, de que ele teria ficado tão impressionado com sua escultura de Moisés, que, ao terminá-la, teria exclamado: Parla ! (Fala!).
A proposta dessa série é fazer as obras de arte falarem das histórias que carregam consigo sobre sua criação. São vídeos de curta duração, apresentando sempre um tema diferente, inspirado em uma das obras da coleção.
Vamos falar sobre mitologia em várias culturas; contar sobre a origem, a vida e as paixões de divindades, heróis e personagens diversos das obras de arte. Falar de história, de lendas, de crenças e tradições, usos e costumes. Conversar sobre iconografia e movimentos artísticos.

Saiba mais sobre as histórias e assista aos vídeos clicando aqui

ENCONTROS RESPIRAÇÃO KRAJCBERG: CONVERSA ENTRE ISRAEL KLABIN E LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA

Em 2018, na 23ª edição do Projeto Respiração, programa de intervenção de arte contemporânea no circuito expositivo da Casa Museu Eva Klabin, prestamos uma homenagem a Frans Krajcberg, em lembrança ao primeiro ano de falecimento do grande artista.

Convidamos Israel Klabin (Presidente da Casa Museu Eva Klabin) e Luiz Alberto de Oliveira (Curador do Museu do Amanhã) para que conversassem sobre o artista e seu legado em defesa do meio ambiente e pela preservação do planeta. Nosso objetivo foi que a mensagem de luta, que levou até os seus últimos dias de sua vida, ecoasse entre as novas gerações.

Saiba mais sobre o encontro e assista ao vídeo

PROJETO RESPIRAÇÃO | RESPIRAÇÃO KRAJCBERG

Em 2018, na 23ª edição do Projeto Respiração, prestamos uma homenagem a Frans Krajcberg, em lembrança ao primeiro ano de falecimento do grande artista.

Em junho celebramos a SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Nada mais apropriado do que lembrar da importância de nos cuidarmos e cuidar de nosso planeta. Para comemorar, homenagearemos o grande artista e ativista em defesa da natureza Frans Krajcberg.

Saiba mais sobre o Respiração Krajcberg e assista ao vídeo do curador Marcio Doctos apresentando a exposição

PROJETO RESPIRAÇÃO 15 ANOS

Em 2019, comemoramos 15 anos do Projeto Respiração, que é um programa de intervenções de arte contemporânea no circuito expositivo da Casa Museu Eva Klabin, iniciado em 2004.

Os artistas convidados têm a liberdade de criar obras de arte especialmente para o espaço expositivo, acrescentando novas camadas de leitura e interpretação do acervo, que vão se acumulando como se estivesse sendo criado um estrato arqueológico do espirito da arte, tendo por base a coleção e a residência de Eva Klabin.

Saiba mais sobre o Respiração e assista ao vídeo com um apanhado das intervenções realizadas

RESPIRAÇÃO #24 | BOCA A BOCA | OPAVIVARÁ!

Dando continuidade à homenagem aos 15 anos do PROJETO RESPIRAÇÃO, trazemos a intervenção irreverente, divertida e crítica do coletivo OPAVIVARÁ! que trouxe muita alegria para a comemoração do aniversário do RESPIRAÇÃO. Divirtam-se!

SAIBA +

EXPOSIÇÃO VIRTUAL | VIAGENS DE EVA

Esta semana trazemos algo realmente especial, que é a exposição virtual As Viagens de Eva. Através dessa exposição, você poderá conhecer duas das grandes paixões de Eva Klabin, que eram as viagens de navio e sua coleção de arte.

Será possível saber mais sobre os luxuosos transatlânticos nos quais a colecionadora viajou, o glamour da vida a bordo e as obras de arte que ela comprou nos inúmeros países visitados.

Enfim, aproveitem para se maravilhar com o fantástico mundo das viagens através dos mares, enquanto sonham com o momento de voltar a realizar as suas próprias aventuras.

Veja aqui a exposição virtual Viagens de Eva

EXPOSIÇÃO VIRTUAL | UNIVERSOS SENSÍVEIS

Vocês já tiveram a oportunidade de ver as coleções Eva e Ema Klabin juntas? Vocês terão a oportunidade de ver as duas coleções lado a lado na exposição virtual de hoje. É magnifico ver a qualidade das obras de arte, quando reunidas em um museu tradicional, descontextualizadas dos ambientes das casas museu. Pode-se apreciá-las pelo que são.

Reaproximar as irmãs através de seus legados é um diferencial único dessa exposição, que nos dá a oportunidade de perceber a trajetória de cada uma delas e o sentido que quiseram imprimir às suas coleções. Aproveitem!

Clique aqui para visitar a exposição

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: FORÇA ATEMPORAL | MITOLOGIA E ARTE NA COLEÇÃO EVA KLABIN

Nesta semana teremos uma surpresa maravilhosa. Uma exposição virtual sobre um dos temas mais fascinantes e que sempre desperta o interesse de nossos visitantes, que é a Mitologia Greco-romana. Você poderá acompanhar em detalhe as obras sobre este tema na nossa coleção e conhecer um pouco mais sobre suas histórias.

Veja a exposição virtual clicando aqui

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO | QUARTO DE DORMIR

Preparamos uma exposição virtual muito especial. Vamos revisitar o RESPIRAÇÃO, só que de uma maneira diferente. Será possível acompanhar todas as transformações que ocorreram em um mesmo ambiente da casa, a partir das intervenções dos artistas. Será possível perceber a proposta do projeto RESPIRAÇÃO, que tem por objetivo criar diferentes camadas de leituras sobre a coleção e a ambiência da casa. A cada nova edição temos a possibilidade de ver e perceber de que maneira a imaginação criativa dos artistas conseguem provocar a nossa imaginação, ao propor um deslocamento daquilo que está cristalizado na casa por ter se tornado um museu. É uma experiência surpreendente!

Clique aqui para ver a exposição virtual

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: AS MADONAS DA COLEÇÃO EVA KLABIN

Nesta semana preparamos uma Exposição Virtual muito especial. É sobre um dos temas da predileção da colecionadora Eva Klabin: as Madonas. A representação da Virgem com o filho é um tema tradicional da história da arte e,  para aqueles que visitam a Casa Museu, não passa desapercebida a presença ostensiva da maternidade, expressa em inúmeras pinturas e esculturas.

Essa paixão, muitas vezes associada à circunstância da vida de Eva Klabin de não ter tido filhos, reforça a ideia de que a colecionadora buscava, nessa iconografia, a metáfora da maternidade e do afeto como origem da vida.

Confira aqui a exposição

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO | SALA DE JANTAR

As exposições virtuais RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO buscam revistar as edições do projeto RESPIRAÇÃO de uma maneira diferente, através da qual é possível acompanhar todas as transformações que ocorreram em um mesmo ambiente da casa, a partir das intervenções dos artistas.

Através delas, é possível perceber com clareza a proposta do RESPIRAÇÃO, que tem por objetivo criar diferentes camadas de leituras sobre a coleção e a ambiência da casa.

A cada nova edição o público tem a possibilidade de ver e perceber de que maneira a imaginação criativa dos artistas consegue provocar a nossa imaginação, ao propor um deslocamento daquilo que está cristalizado na casa por ter se tornado um museu.

Nessa semana o ambiente escolhido foi a Sala de Jantar.

Confira a exposição virtual clicando aqui

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO | SALA RENASCENÇA parte 1

Estamos de volta com mais uma exposição da Série Respirando o Respiração, este projeto que tem contribuído para oxigenar a coleção e trazer um olhar renovado para a Casa Museu. Esperamos que possam curtir os diferentes aspectos que a Sala Renascença vai tomando a partir das leituras singulares realizada por cada um dos artistas convidados.

Clique aqui para ver a exposição

A ARTE DE COLECIONAR 2

Em 2019 o encontro A Arte de Colecionar fez um grande sucesso e a pedido de nosso público decidimos organizar mais uma edição. Todos os temas giraram em torno de questões relacionadas ao mercado de arte.

DIREITO AUTORAL E COLECIONISMO

Álvaro Piquet e Gustavo Martins| João Afonso Assis (mediador)

LEILÕES E FEIRAS NO UNIVERSO DIGITAL

Katia Mindlin Leite Barbosa, Brenda Valansi, Fernanda Feitosa | Alexandre Roesler (mediador)

ARTE E HERANÇA

Andrea Veiga Pereira, Luiz Chrysostomo, Max Perlingeiro | Pedro Mastrobuono (mediador)

Clique aqui para assistir aos três vídeos do encontro

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO | SALA RENASCENÇA parte 2

Estamos de volta com mais uma exposição da Série Respirando o Respiração, este projeto que tem contribuído para oxigenar a coleção e trazer um olhar renovado para a Casa Museu. Esperamos que possam curtir os diferentes aspectos que a Sala Renascença vai tomando a partir das leituras singulares realizada por cada um dos artistas convidados.

Clique aqui para ver a exposição

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO | SALA INGLESA

A Série RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO, assim como o PROJETO RESPIRAÇÃO, tem por objetivo oxigenar a coleção e trazer um olhar renovado para a Casa Museu, ao estabelecer relação entre a Arte Clássica e a Arte Contemporânea, mas de uma forma original e bem distinta daquela apresentada presencialmente ao visitante.

Em vez de um mesmo artista ocupar diferentes ambientes da Casa Museu, na exposição virtual RESPIRANDO O RESPIRAÇÃO, é escolhido um ambiente da casa museu e é mostrado as diferentes intervenções que foram realizadas, evidenciando as diferentes camadas de leituras de um mesmo ambiente.

A Exposição virtual que trazemos hoje são as intervenções realizadas por alguns dos maiores artistas brasileiros na Sala Inglesa.

Veja aqui a exposição