KINA

Novos Sons, Novas Visões
Vídeo projeções e Música

ABERTURA:
25 de fevereiro – 18h às 21h
+ DJ Marta Supernova

EXPOSIÇÃO:
26 de fevereiro a 23 de abril de 2023
Na fachada, diariamente, das 18h às 24h
No auditório, de quarta a domingo, das 14h às 18h

KINA
Novos Sons, Novas Visões
Vídeo projeções e Música
 
KINA – União entre as palavras esquina e Klabin – reúne Artes Visuais, Música e Inclusão Social. Idealizado em consonância com os novos tempos, conecta passado, presente e futuro ressaltando a visão universal de Eva Klabin e sua relevância histórica para novas gerações. Desmistifica o acesso à cultura através da inovação e do potencial criativo e realizador, neste espaço de referência cultural onde compartilhamos e aproximamos o público às diversidades e ao senso de pertencimento, unindo histórias, culturas e linguagens, entre memórias e projeções de futuros.
 
Durante dois meses, este projeto que movimenta a Casa Museu e a cena cultural carioca promove a ligação entre a casa, a cidade e sua população, ativando seu entorno com projeções na fachada e apresentações musicais que podem ser vistas e ouvidas pelos visitantes e passantes.
 
A curadoria inclui obras de artistas visuais e sonoros, nacionais e internacionais, racializados e LGBTQIA+, realizadas com técnicas de cinema, vídeo, arte digital e música. Narrativas urbanas, rurais, materiais e imateriais, como tempestades e desejos, num scroll de realidades, com
uma variedade de cenários e  temáticas não-lineares que convidam os espectadores a considerar seu lugar no mundo e o papel que a arte, a cultura e a tecnologia desempenham ao moldar e representar nossa história crenças e valores.
 
As apresentações lounge no jardim da casa mesclam novas sonoridades com influências afro, jazz, mpb, eletrônica suave e outras vertentes com mixagens que convergem variações de moods em passeios sensoriais.
 
KINA também convida o público a conhecer o interior da Casa Museu Eva Klabin e sua coleção que constitui um dos importantes acervos de arte clássica do setor museal nacional, com mais de duas mil peças de quase 50 séculos procedentes de quatro continentes, onde os mesmos vídeos projetados na fachada podem ser vistos com áudio original, no auditório.
 
Esta arte multi e transdisciplinar contemporânea trata de visões de histórias e de futuros que criam novos sistemas, identidades e ritos. São mundos que investigam a nossa consciência e as nossas percepções de realidade através de pesquisas e relatos sobre a memória, a ficção e o documental.
 
Gabriela Maciel