USTÃO | AYLA TAVARES

 

27/05 a 23/07 de quarta a domingo | 14 às 18h | gratuito

Em sua primeira edição, o programa Éden recebe a artista carioca Ayla Tavares que mergulhou no acervo da Casa Museu Eva Klabin ao longo do mês de maio de 2023, para desenvolver sua pesquisa, que envolve artefatos arqueológicos, sagrados, da arquitetura ou daquilo que manuseamos no dia-a-dia. A partir de sua série ustão (2022-2023), cuja relação com o fogo é tensionada em esculturas de cerâmica, a artista irá investigar os vínculos da coleção de Eva Klabin com o elemento em ícones e objetos funcionais.

A residência será finalizada com a exposição USTÃO — cujo título faz referência ao ato de queimar —, com trabalhos inéditos produzidos ao longo deste período. A mostra, que será aberta ao público no museu no dia 27 de maio, irá propor uma inflexão do uso do fogo em velas sustentadas por grandes peças de argila esmaltada, por sua vez resultados da queima do material.

O Instituto Inclusartiz e a Casa Museu Eva Klabin uniram esforços em uma parceria inédita para lançar o programa de residência artística e pesquisa ÉDEN. Idealizado pelo Instituto Inclusartiz e realizado na Casa Museu Eva Klabin, o projeto tem como objetivo investigar a casa e a coleção resultante das oito décadas de colecionismo de Eva Klabin (1903-1991). Contando com um dos mais importantes acervos de arte clássica do Brasil, que abrange um arco temporal de quase 50 séculos, a união das duas instituições se funda no desejo de convidar artistas contemporâneos para promover novas frequências dentro da casa e da coleção por meio da criação de trabalhos inéditos, feitos a partir da pesquisa realizada em conjunto com as equipes de curadoria e museologia.

“Partindo da palavra éden, que cria uma relação direta com o nome de uma das maiores colecionadoras da nossa história, pretendemos pensar esse espaço ideal que Eva dedicou sua vida a construir. Entendendo as especificidades e limites do acervo, convidamos artistas a profanarem e promoverem novas leituras e discussões alinhadas com a contemporaneidade, pensando, assim, passado, presente e futuro de maneira entrelaçada”, comenta o curador e idealizador do projeto, Lucas Albuquerque.

Sobre Ayla Tavares
Nascida no Rio de Janeiro em 1990, Ayla Tavares é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em produção cerâmica e arqueologia. Em seus trabalhos, investiga artefatos arqueológicos e sagrados, arquitetura e objetos do cotidiano, estabelecendo relações com diferentes camadas de tempo para pensar o dia a dia, a memória e a vida em comum. Compreendendo a materialidade com todas as suas complexidades, Tavares cria constelações de objetos sob outras ordens, gerando a partir desses novos corpos relações de estranhamento, especulação e narrativa.