redes de casas museus 
DEMHIST

Comitê Internacional do ICOM para os museus de casas históricas

O DEMHIST é um foro internacional para o debate de problemas e soluções particulares à conservação e administração de museus de casas históricas. Um dos objetivos do comitê é criar um sistema de classificação metodológica para os numerosos tipos de museus de casas históricas, para ajudar os profissionais na melhor compreensão dos locais históricos e na definição eficiente de sua missão e objetivos, sua política de conservação, gestão, segurança e a comunicação entre esses profissionais e o público. Alguns dos resultados esperados são a transparência na reconstituição da apresentação, uma melhor integração local e o aumento de visibilidade e freqüência de turistas, muitas em vezes em locais menos conhecidos. De acordo com a riqueza artística, arquitetônica, cultural e social das casas históricas, o comitê organiza reuniões para tratar de questões comuns a todos os museus de casas históricas e publica seus resultados, para dar a seus membros uma plataforma profissional para a troca de idéias e da mesma forma disseminar o mais possível as soluções apontadas no sentido de aumentar sua eficácia.
Fonte: www.icom.org.br

Site do DEMHIST: http://demhist.icom.museum

No Brasil algumas iniciativas têm sido tomadas no sentido de promover uma maior articulação entre as casas-museus e a formação de uma rede nacional, tendo a frente sobretudo a Fundação casa de Rui Barbosa, a Fundação Eva Klabin e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo. Alguns dos eventos nos últimos anos para a troca de experiência foram:

*Rio de Janeiro
– I Encontro Regional da América Latina e Caribe Luso-Brasileiro de Museus Casas (Espaço, objeto e museografia). 14 a 16 de agosto de 2004. Fundação Casa de Rui Barbosa e Fundação Eva Klabin.
– I Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas (Espaço, objeto e museografia). 14 a 16 de agosto de 2006. Fundação Casa de Rui Barbosa e Fundação Eva Klabin.
– II Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas (Jardins históricos do século XIX), 12 a 14 de agosto de 2008. Fundação Casa de Rui Barbosa.
– III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas (Espaço, Memória e Representação – interiores de museus casas: aspectos tipológicos, decorativos e de gestão), 10 a 13 de agosto. Fundação Casa de Rui Barbosa.
*São Paulo
– Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas (Atrair e encantar: desafios e estratégias), 21 a 23 de novembro de 2007. Palácio dos Bandeirantes e Palácio Boa Vista (Campos do Jordão).
-II Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. (Gestão de Patrimônio: valorização, sustentação e difusão), 26 a 28 de novembro de 2008. Palácio dos Bandeirantes, Palácio do Horto Florestal e na Fazenda Pinhal (São Carlos).
– III  Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. (Conexões com novos públicos), 05 a 07 de novembro de 2010. Palácio dos Bandeirantes.
– IV Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. (Definir, classificar, categorizar: construção de significados), 23 a 26 de novembro. Palácio dos Bandeirantes e Palácio Boa Vista (Campos do Jordão).

Leia o texto da Dra. Ana Cristina Barreto de Carvalho, Redes como ferramenta de preservação de casas históricas, apresentado na Conferência Anual do DEMHIST de 2009, na Noruega. Leia aqui