ENCONTROS RESPIRAÇÃO KRAJCBERG

 
CONVERSA ENTRE ISRAEL KLABIN E LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA

 

Em 2018, na 23ª edição do Projeto Respiração, programa de intervenção de arte contemporânea no circuito expositivo da Casa Museu Eva Klabin, prestamos uma homenagem a Frans Krajcberg, em lembrança ao primeiro ano de falecimento do grande artista.

Convidamos Israel Klabin (Presidente da Casa Museu Eva Klabin) e Luiz Alberto de Oliveira (Curador do Museu do Amanhã) para que conversassem sobre o artista e seu legado em defesa do meio ambiente e pela preservação do planeta. Nosso objetivo foi que a mensagem de luta, que levou até os seus últimos dias de sua vida, ecoasse entre as novas gerações.

Assista ao encontro

 

Sobre os participantes:

 

ISRAEL KLABIN
Formado em Engenharia Civil e Matemática pela UFRJ e Maître de Conférence no Institut d’Études Politiques (Sciences Po), Paris, França. Foi consultor e planejador de desenvolvimento regional e co-autor de diretrizes para desenvolvimento do Nordeste brasileiro. Foi prefeito do Município do Rio de Janeiro em 1979. Foi um dos organizadores da ECO 92 e, no mesmo ano de 1992, participou da criação da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, a qual preside desde então. Conferencista, publica artigos em revistas nacionais e internacionais e é membro do conselho de várias universidades e instituições de pesquisas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Getúlio Vargas, a Harvard University, a Tel Aviv University e o Conselho Independente em Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento. É membro do Conselho Internacional de Liderança da Sustainable Development Solutions Network – SDSN, Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. É autor do livro “A Urgência do Presente – Biografia da Crise Ambiental” (2011) e organizador do livro “25+25: SUSTENTABILIDADE – O ESTADO DA ARTE” (2019).

LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA
Físico e doutor em Cosmologia. Foi pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), onde também atuou como professor de História e Filosofia da Ciência. Professor, palestrante e consultor de diversas instituições, é atualmente curador do Museu do Amanhã do Rio de Janeiro, tendo sido um dos principais idealizadores desse centro cultural dedicado à ciência. Por este projeto foi, em 2015, homenageado com o título Men of the Year, na categoria Artes. Escreveu ensaios para as coletâneas Tempo e história, A crise da razão, O avesso da liberdade, O homem-máquina; Ensaios sobre o medo, Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo, Mutações: a condição humana, Mutações: a experiência do pensamento, Mutações: elogio à preguiça, Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência.