conservação preventiva e restauração

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

A Fundação Eva Klabin tem desenvolvido estratégias e ações visando à conservação preventiva de seu acervo. Em maio de 2003, concluiu projeto apoiado pela Fundação Vitae para melhorar as condições ambientais do museu, com a adaptação do sistema de ar condicionado existente para funcionamento em sistema de ventilação forçada. Implantou-se, ainda, uma rede de drenagem para as águas pluviais que caíam muito próximas à construção, favorecendo a umidade em seu interior. As condições de umidade relativa e temperatura nas salas do museu são monitoradas diariamente.

Intervenções têm sido feitas também no circuito expositivo com o intuito de melhorar, não apenas as condições de apresentação, como também as de conservação das obras. Toda a coleção de vidros romanos, que tinha bases, hastes e garras de sustentação do final do século XIX, recebeu novas novas, confeccionadas por Regina Barreto, oferecendo condições mais adequadas de conservação.

RESTAURAÇÃO

De acordo com as possibilidades e as oportunidades, a Fundação Eva Klabin tem desenvolvido atividades de restauro de obras de seu acervo.
A coleção de pinturas tem recebido intervenções de profissionais como Eneida Parreira, Laurent Sozzani, Maria Cristina  da Silva Graça e do ateliê Edson Motta.

A coleção de tapetes foi lavada e restaurada por Selene Laydner nos anos 1996-2002, a de obras sobre papel tratada por Liamara Fanaia, entre 1999 e 2000, e as obras de madeira vem sendo restauradas por Eliane Monte (2004).

Duas peças da coleção egípcia (Cabeça de oficial e Máscara mortuária) foram restauradas no Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France, em Paris, onde permaneceram por 18 meses, sendo submetidas a complexos processos de análise de materiais e restauração. Retornaram à Fundação Eva Klabin em outubro de 2002, acompanhadas do courrier e restaurador Emmanuel Caillé, especialmente contratado para presenciar a desembalagem das peças e fazer a montagem das vitrines climatizadas, confeccionadas por aquela  instituição francesa para manter as peças com umidade relativa abaixo de 60%.