atividades

Visita mediada

A Visita Mediada compreende uma proposta através da qual a pessoa que venha à Casa-Museu para visitá-la seja convidada a uma participação efetiva na criação do percurso que será realizado nos espaços expositivos. O principal objetivo desta proposição é colocar o visitante em uma posição ativa no processo de fruição, tornando-o o coautor na dinâmica da mediação, que busca fomentar, a partir dos interesses do participante da visita, experiências, reflexões, diálogos que reverberem na construção de conhecimentos abertos a novas possibilidades. O propósito da Visita Mediada é estabelecer novas relações do ser humano com a Casa-Museu da Fundação Eva Klabin e todo o seu acervo, propiciando, a cada indivíduo, perceber as infinitas potencialidades do espaço museal e de toda a coleção.

Para grupos, as visitas deverão ser agendadas. Clique aqui para maiores informações e agendar sua visita

Visita pedagógica/planejamento colaborativo

A Visita Pedagógica proporciona a aproximação entre os profissionais dos espaços de educação formal e não formal e a equipe do Programa de Educação da Fundação Eva Klabin, com o objetivo de fomentar um trabalho colaborativo, através do qual, se dê o planejamento das ações a serem realizadas com os grupos que visitarão a Casa-Museu.

A Visita Pedagógica possibilita o conhecimento prévio dos espaços e acervo da FEK, o que auxilia no reconhecimento dos objetos, das informações e das potencialidades dos ambientes e das obras de arte, propiciando reflexões acerca das melhores formas de estruturação de propostas pedagógicas para seus estudantes.

O Planejamento Colaborativo foi concebido para funcionar como importante ferramenta de trabalho para estreitar as relações, os diálogos e as reflexões da equipe do Programa de Educação da FEK com os profissionais, responsáveis pelos grupos que visitam a Casa-Museu, para a estruturação das ações. O Planejamento Colaborativo promoverá a estruturação de atividades que abarquem os objetivos de todos os envolvidos, considerando a faixa etária dos estudantes e/ou outros participantes, os seus interesses, os assuntos que estão sendo abordados nos ambientes educacionais/culturais, conjugando todos esses dados às possibilidades que o espaço e o acervo da Casa-Museu da Fundação Eva Klabin podem oferecer.

O principal objetivo desta ação é unir os profissionais do Programa de Educação e das instituições parceiras para a elaboração de propostas de atividades personalizadas que abarquem o perfil de cada grupo – incluindo a perspectiva de que tais experiências reverberem no ambiente educacional/cultural com vistas a um processo de trabalho continuado com a Casa-Museu.

Oficinas de práticas artísticas

A Oficina de Práticas Artísticas foi estabelecida para o desenvolvimento de propostas de atividades a serem oferecidas aos grupos agendados e ao “público espontâneo” que frequentam a Casa-Museu, podendo ser compreendida tanto como um trabalho independente, assim como um complemento à Visita Mediada. As ações serão elaboradas a partir dos temas presentes no acervo permanente da Fundação Eva Klabin e, também, através dos conceitos e das obras que compuserem as edições do Projeto Respiração. E poderão ser desenvolvidas mediante proposições multidisciplinares e interdisciplinares a fim de transformar a atividade em uma ferramenta artístico-pedagógica que colabore na formação do indivíduo. Para o “público espontâneo”, as propostas serão criadas mensalmente e oferecidas aos sábados, domingos e feriados – durante os períodos de férias, a Oficina de Práticas Artísticas será realizada de terça-feira a domingo –, no horário das quinze horas. Os grupos agendados poderão usufruir das atividades mensais, mas, também, de ações especificamente pensadas e desenvolvidas de forma colaborativa com o(s) responsável(s) por cada grupo, considerando para isso: a faixa etária, os interesses, os objetivos, os assuntos previamente trabalhados com os participantes, os espaços e a coleção da FEK etc.

Veja a oficina do mês em Programação

Atividades externas

A proposta de realizar Atividades Externas surgiu como uma forma de promover a Casa-Museu através da criação de uma prática singular de trabalho, rompendo, desta maneira, as fronteiras entre o espaço museal e as instituições de Educação formal e de Educação não formal, fomentando a ampliação e o estabelecimento de novas parcerias pedagógicas. As Atividades Externas contarão com a realização de diversas práticas nos espaços das instituições – futuras parceiras da FEK, e/ou que já consolidaram as relações de trabalho com o Programa de Educação da Casa Museu. Durante as visitas efetuadas pelos profissionais do Programa de Educação da FEK às escolas, ONGs, espaços culturais etc., a modalidade Atividade Externa poderá promover: Oficinas de Práticas Artísticas, Palestras sobre linguagens artísticas e Arte-Educação, Seminários sobre períodos da História da Arte relacionados às peças da coleção, entre outras ações. Os objetivos em promover esta ação incluem: fomentar parcerias pedagógicas; dinamizar a visitação e a realização de outras práticas com o Programa de Educação – compreendendo que, após a realização da Atividade Externa, as instituições venham à Casa-Museu para participar das atividades oferecidas; contribuir no processo educacional e na formação dos participantes; ampliar as possibilidades de trabalho do espaço museal e do seu acervo etc.

Projetos


Projetos atuais

Concertinhos de Eva
Formação de professores

Projetos passados

Escola e Museu
3 Dimensões: arte, tecnologia e educação