atividades
Visita mediada

A Visita Mediada compreende uma proposta através da qual a pessoa que venha à Casa Museu para visitá-la seja convidada a uma participação efetiva na criação do percurso que será realizado nos espaços expositivos. O principal objetivo desta proposição é colocar o visitante em uma posição ativa no processo de fruição, tornando-o o coautor na dinâmica da mediação, que busca fomentar, a partir dos interesses do participante, experiências, reflexões e diálogos que reverberem na construção de conhecimentos abertos a novas possibilidades. O propósito da Visita Mediada é estabelecer novas relações do ser humano com a Casa Museu Eva Klabin e todo o seu acervo, propiciando, a cada indivíduo, perceber as infinitas potencialidades do espaço museal e de toda a coleção.

Visita pedagógica/planejamento colaborativo

A Visita Pedagógica proporciona a aproximação entre os profissionais dos espaços de educação formal e não formal e a equipe do Programa de Educação da Casa Museu Eva Klabin, com o objetivo de fomentar um trabalho colaborativo, através do qual ocorra o planejamento das ações a serem realizadas com os grupos que visitarão a Casa Museu.

A Visita Pedagógica possibilita o conhecimento prévio dos espaços e acervo, o que auxilia no reconhecimento dos objetos, das informações e das potencialidades dos ambientes e das obras de arte, propiciando reflexões acerca das melhores formas de estruturação de propostas pedagógicas para seus estudantes.

O Planejamento Colaborativo foi concebido para funcionar como importante ferramenta de trabalho para estreitar as relações, os diálogos e as reflexões da equipe do Programa de Educação com os profissionais, responsáveis pelos grupos que visitam a Casa Museu, para a estruturação das ações.

O Planejamento Colaborativo promoverá a estruturação de atividades que abarquem os objetivos de todos os envolvidos, considerando a faixa etária dos estudantes e/ou outros participantes, os seus interesses, os assuntos que estão sendo abordados nos ambientes educacionais/culturais, conjugando todos esses dados às possibilidades que o espaço e o acervo da Casa Museu Eva Klabin podem oferecer.

O principal objetivo desta ação é unir os profissionais do Programa de Educação e das instituições parceiras para a elaboração de propostas de atividades personalizadas que abarquem o perfil de cada grupo – incluindo a perspectiva de que tais experiências reverberem no ambiente educacional/cultural com vistas a um processo de trabalho continuado com a Casa-Museu.

Oficinas de Práticas Artísticas

A Oficina de Práticas Artísticas foi estabelecida para o desenvolvimento de propostas de atividades a serem oferecidas aos grupos agendados e ao “público espontâneo” que frequentam a Casa Museu, podendo ser compreendida tanto como um trabalho independente, assim como um complemento à Visita Mediada.

As ações serão elaboradas a partir dos temas presentes no acervo permanente da Casa Museu Eva Klabin e, também, através dos conceitos e das obras que compuserem as edições do Projeto Respiração. E poderão ser desenvolvidas mediante proposições multidisciplinares e interdisciplinares a fim de transformar a atividade em uma ferramenta artístico-pedagógica que colabore na formação do indivíduo.

Para o “público espontâneo”, as propostas serão criadas mensalmente e oferecidas aos sábados, domingos e feriados – durante os períodos de férias, a Oficina de Práticas Artísticas será realizada de terça-feira a domingo. Os grupos agendados poderão usufruir das atividades mensais, mas, também, de ações especificamente pensadas e desenvolvidas de forma colaborativa com o(s) responsável(s) por cada grupo, considerando para isso: a faixa etária, os interesses, os objetivos, os assuntos previamente trabalhados com os participantes, os espaços e a coleção de obras de arte.

Atividades Externas

A proposta de realizar Atividades Externas surgiu como uma forma de promover a Casa Museu através da criação de uma prática singular de trabalho, rompendo, desta maneira, as fronteiras entre o espaço museal e as instituições de Educação formal e de Educação não formal, fomentando a ampliação e o estabelecimento de novas parcerias pedagógicas. As Atividades Externas contarão com a realização de diversas práticas nos espaços das instituições – futuras parceiras da Casa Museu, e/ou que já consolidaram as relações de trabalho com o Programa de Educação.

Durante as visitas efetuadas pelos profissionais do Programa de Educação às escolas, ONGs, espaços culturais etc., a modalidade Atividade Externa poderá promover: Oficinas de Práticas Artísticas, Palestras sobre linguagens artísticas e Arte-Educação, Seminários sobre períodos da História da Arte relacionados às peças da coleção, entre outras ações.

Os objetivos em promover esta ação incluem: fomentar parcerias pedagógicas; dinamizar a visitação e a realização de outras práticas com o Programa de Educação – compreendendo que, após a realização da Atividade Externa, as instituições venham à Casa Museu para participar das atividades oferecidas; contribuir no processo educacional e na formação dos participantes; ampliar as possibilidades de trabalho do espaço museal e do seu acervo etc.

Projetos
Projetos atuais:
  • Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes [O projeto viabiliza ações através das parcerias entre a Gerência de Projetos de Extensão Curricular da SME-RJ com museus, centros culturais e profissionais das escolas participantes, possibilitando o acesso de professores e estudantes da rede aos espaços culturais e às propostas pedagógicas, cuja finalidade é ampliar o processo de formação e atuação de todas as pessoas envolvidas. A Casa Museu Eva Klabin é parceira do projeto desde 2014.]
  • Concertinhos de Eva [Eventos musicais destinados a estudantes de escolas públicas.]
  • Encontros com Educadores [Eventos realizados em parceria com as 2ª e 6ª Coordenadorias Regionais de Educação do município do Rio de Janeiro, com o objetivo de colaborar na formação e na atuação dos profissionais da educação.]

Projetos passados: 3 Dimensões: Arte, Tecnologia e Educação [Idealizado pelos profissionais da Casa Museu Eva Klabin, e beneficiado pelo patrocínio do “II Programa de Fomento à Cultura Carioca”, realizado pelo Programa de Educação entre os meses de março e junho de 2015, em parceria com o professor Jorge Lopes, coordenador do Núcleo de Experimentação Tridimensional – NEXT – do Departamento de Arte e Design da PUC-RJ, envolveu estudantes de dez instituições de educação formal, dos níveis fundamental (2º segmento) e médio, das esferas municipal, estadual e federal do Rio de Janeiro.