MAESTRO MATEUS ARAÚJO | CONCERTINHOS DE EVA
21/out
16:00
MINISTÉRIO DA CULTURA E KLABIN S.A. APRESENTAM
CONCERTINHOS DE EVA
PROGRAMA PARA O PÚBLICO INFANTIL E SUAS FAMÍLIAS
MATEUS ARAÚJO – violinista, pianista, compositor
 
21 DE OUTUBRO | SÁBADO | 16H
EVENTO GRATUITO [SUJEITO A LOTAÇÃO. DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS A PARTIR DAS 15H]
Além do concerto, serão oferecidas oficinas de práticas artísticas.
 
Programa:
 
Violino Solo
BIBER Passacaglia em Sol Menor
BACH Gavotte en Rondeau da Partita 3 para Violino Solo
Piano Solo
MOZART Marcha Turca da Sonata para piano K.331
SCHUBERT Improviso D.935 n.4 em Fá menor
CHOPIN Polonaise op. 53 em Lá bemol maior, Heróica
 
 
MATEUS ARAÚJO
 
Regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro deste 2016, do projeto Ação Social pela Música no Brasil, Mateus Araujo é regente, compositor, pianista e violinista.
Foi regente da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem em 2011 e 2012, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém, de 2005 a 2009, da Sinfônica de Ribeirão Preto em 2003 e 2004, e atualmente vive no Rio de Janeiro, onde se diplomou em Composição no Conservatório Brasileiro de Música.
Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de música aos 8 anos, e aos 13 anos já se apresentou como solista de piano da OSESP como vencedor do concurso Jovens Solistas. Foi violinista por 12 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, da qual foi regente eleito em 1999 e 2000, realizando apresentações nas salas mais importantes do país, incluindo no Festival de Campos do Jordão.
Estudou regência com David Machado, Eleazar de Carvalho e Henrique Gregori, e foi bolsista convidado do Festival de Aspen em 2000 e 2001, estudando com David Zinman e Jorma Panula entre outros. Foi selecionado para o concurso mundial de regência de Lorin Maazel em 2002 e passou a apresentar-se como regente convidado das orquestras sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília, de Campinas entre outras, além de orquestras no Chile, na Espanha e na Inglaterra. No Theatro da Paz regeu as óperas Rigoletto, Gianni Schicchi, La Bohème e Madama Butterfly, além do ciclo das sinfonias de Beethoven e extenso repertório orquestral e coral. Em 2013 regeu no Teatro Nacional de Brasília a ópera Olga, de Jorge Antunes.
Como compositor, desde 1994 tem apresentado no Brasil e exterior suas obras orquestrais e arranjos para diversas formações. Destacam-se a Suíte Brasileira, estreada no Carnegie Hall de Nova Iorque em 2008, Prelúdio, Fuga e Samba, apresentada no Lincoln Center em 2011, Bachmazonia (2012) estreada pela OSB no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Fantasia para Piano e Orquestra (2015) na Sala São Paulo.
PROGRAMAÇÃO E PRODUÇÃO: NENEM KRIEGER
ORGANIZAÇÃO: MARCIO DOCTORS
INFORMAÇÕES (21) 3202-8555 OU (21) 3202-8551(PROGRAMA DE EDUCAÇÃO)
CULTURA@EVAKLABIN.ORG.BR