Concertinhos de Eva | Terno Carioca
11/nov
16:00 to 17:00

MINISTÉRIO DA CULTURA E KLABIN S.A. APRESENTAM

CONCERTINHOS DE EVA

PROGRAMA PARA O PÚBLICO INFANTIL E SUAS FAMÍLIAS

TERNO CARIOCA

Lena Verani (clarinete) –

Luiz Flavio Alcofra (violão) –

Pedro Aragão (bandolim e violão tenor)

 

11 DE NOVEMBRO

SÁBADO

16H

EVENTO GRATUITO [SUJEITO A LOTAÇÃO. DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS A PARTIR DAS 15H]

O TERNO CARIOCA,  formado por Lena Verani (clarineta), Pedro Aragão (bandolim e violão tenor) e Luiz Flavio Alcofra (violão), foi criado no ano de 2006 com o objetivo de interpretar a música brasileira em seus variados gêneros , em uma formação camerística que busca a excelência de arranjos e de sonoridade. O trio vem se apresentando com êxito em diversos palcos do Rio de Janeiro, como  Festival de Primavera de Paraty,  Festival de Inverno de S. João Del Rei, Teatro do BNDES, Teatro Municipal de Niterói, entre outros. Em 2009, o Terno Carioca gravou seu primeiro CD, homenagem ao centenário de Claudionor Cruz. Em 2010, o trio participou do importante evento anual no Rio de janeiro, “Rio Folle Journée”, do projeto “Música y músicos de Latinoamérica” em Bogotá.   Em 2011, apresentou-se na FLIP ( Feira Literária Internacional de Paraty) e,  com a cantora Cristina Buarque, em shows em homenagem ao centenário do compositor Pedro Caetano. Em 2014, foi contemplado com o” Prêmio Funarte de Concertos Didáticos” e realizou 10 Concertos didáticos em escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Luiz Flavio Alcofra – Violonista, compositor, arranjador, nascido no Rio de Janeiro, é graduado em música pela UNIRIO (Universidade do Rio de janeiro)e Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atualmente é professor de violão da Escola Portátil de Música (RJ). É integrante do grupo de música brasileira “Água de Moringa” (vencedor do prêmio Sharp de melhor grupo instrumental de 1998, do grupo “Cordão do Boitatá” e do “Quarteto Alevare”. Atualmente é professor substituto de violão na UNIRIO.

Pedro Aragão – Doutor em Musicologia pela UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro) e Bacharel em Regência pela Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) . É  professor da Escola Portátil de Música. Fundador e diretor do Instituto Jacob do Bandolim, instituição responsável pela divulgação e preservação do legado deste grande músico. Professor de prática de conjunto da UNIRIO. Em 2010 e 2014 regeu a orquestra “Pixinguinha na pauta”- executando arranjos originais do compositor –  com apresentações no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro,  no auditório do Ibirapuera, e Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Lena Verani  – Graduada  em clarineta pela  UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro) e Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Integrou a “Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Municipal do Rio de Janeiro” (regência de David Machado) e “Orquestra de Música Brasileira” sob a direção de Roberto Gnattali. Participou de espetáculos do compositor Tim Rescala, entre eles a opereta “Orquestras dos Sonhos” que resultou num CD homônimo. Com o grupo “Terra Brasilis” participou do circuito nacional do SESC e gravou o CD “Terra Sonora Brasilis”, lançado em 2002. Em 2010 e 2014 integrou a orquestra “Pixinguinha na pauta” – executando arranjos originais do compositor – com apresentações no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro,  no auditório do Ibirapuera e Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Programação e Produção: Nenem Krieger

Organização: Marcio Doctors