Concertinhos de Eva | DUO ANA DE OLIVEIRA e MARCUS RIBEIRO
29/set
16:00 to 17:00

MINISTÉRIO DA CULTURA E KLABIN S.A. APRESENTAM

CONCERTINHOS DE EVA PARA CRiANÇAS

DUO ANA DE OLIVEIRA (violino) e MARCUS RIBEIRO (violoncelo)

29 de SETEMBRO

SÁBADO

16H

EVENTO GRATUITO [SUJEITO A LOTAÇÃO] SENHAS A PARTIR DAS 15H

 

ANA DE OLIVEIRA

A violinista brasileira graduou-se na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg, Alemanha, onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha.

Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa e como camerista em importantes festivais, entre eles Montreux (Suíça), La Villette (França), Warschauer Herbst (Polônia), Donaueschingen (Alemanha), Campos do Jordão, MIMO, Festival Villa-Lobos.

No Brasil, desenvolveu uma carreira diversificada e abrangente atuando como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira durante uma década, criando e liderando vários grupos de câmera como primeiro violino, participando como solista e spalla em diversas gravações de música brasileira e trilhas sonoras, também exercendo a coordenação pedagógica do Festival MIMO.  Ana de Oliveira foi spalla da Camerata Rio Strings no festejado CD “Fantasia Brasileira” (Biscoito Fino) indicado ao Grammy em 2005.

Realizou a primeira audição no Brasil de obras de importantes compositores como Mário Tavares, Egberto Gismonti, Benjamin Britten, Charles Ives, Carlos dos Santos, Clarice Assad, entre outros.

É violinista do Trio Puelli desde 2009, grupo com o qual gravou três elogiados CDs, “Primma”, “3 Américas” e o recém lançado terceiro Cd do grupo dedicado à integral das obras para trio de Radamés Gnattalli, patrocinado pelo Selo SESC.

Hoje é também spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e também lidera de seu trio de cordas, o mais recente projeto de música de câmara, alem de exercer intensa atividade pedagógica.

 

MARCUS RIBEIRO 

O violoncelista brasileiro freqüentou, a convite de Antônio Menezes, a seleta classe do renomado artista na Musikakademie Basel, Suíça, onde obteve o título de Mestre. Atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional e convidado, com frequência, a participar de várias orquestras brasileiras.

Como camerista, realizou turnês com diferentes grupos na Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Portugal e França, e participou de Festivais Internacionais na Áustria e Eslováquia. Na América do Sul apresentou-se na Argentina e na Bolívia.

Marcus Ribeiro também transita no universo popular ao lado de vários intérpretes da MPB. Recentemente integrou a banda da cantora Marisa Monte em turnê de concertos na Opera de Sidney, na Austrália, Aichi Hall em Tókio e Academia Santa Cecília em Roma.

 

 

INFORMAÇÕES (21) 3202-8555 OU (21) 3202-8551(PROGRAMA DE EDUCAÇÃO)

CULTURA@EVAKLABIN.ORG.BR