ANIVERSÁRIO DE 23 ANOS DA CASA MUSEU EVA KLABIN
18/ago
14:00 to 19:30

ANIVERSÁRIO DE 23 ANOS DA CASA MUSEU EVA KLABIN

Sábado, 18 de agosto de 2018, das 14h às 19h30

A Casa Museu Eva Klabin comemora 23 anos de abertura ao público no sábado, dia 18 de agosto. Para festejar a data, o museu da Lagoa estará aberto das 14h às 19h30 com uma programação totalmente gratuita. A partir das 14h o público já poderá visitar a incrível coleção de arte deixada por Eva Klabin para a cidade do Rio. Haverá visitas mediadas, de hora em hora, durante toda a tarde e muitas outras atrações.

PROGRAMAÇÃO:

Visita mediada à coleção 14h | 15h | 16h | 17h
Retirada de senhas 10 minutos antes de cada visita, na recepção.

Farra dos Brinquedos | 15h
Espetáculo de música e números teatrais retratando situações da infância.
Retirada de senhas a partir das 14h, na recepção.

A casa de Agatha Christie: Uma escritora conta sua própria história |16h
Leitura dramatizada baseada na autobiografia de Agatha Christie com Bia Sion e Joice Niskier. Adaptação de Clara Meirelles e Renata Lins.
Retirada de senhas a partir das 15h30, na recepção.

Concerto do Rio International Cello Encounter | 18h30
Lorna Grifitt, piano, Haroutune Bedelian, violino, Jarvis Twitchell Duo [Adriana Jarvis, piano e Hans Twitchell, violoncelo], com participação de David Johnson, violino. Obras de B. Britten, Debussy e Shostakovich.
Retirada de senhas a partir das 17h10, na recepção.

Oficinas 14h| 15h | 16h | 17h
14h Origami (garagem)
15h Detetives no Museu (casa) / Oficina de Cordel (garagem)
16h Faça sua história em quadrinhos (garagem)
17h Detetives da Arqueologia (garagem) / Minha Coleção (jardim)
Retirada de senhas 10 minutos antes da atividade, no local da oficina

As delícias Da Cozinha Café Bistrô ficarão a venda no jardim durante todo o evento!

Todas as atividades são gratuitas e sujeitas a lotação.

 

Sobre a Farra dos Brinquedos 

Diversidade musical para o mundo das crianças

O Grupo Farra dos Brinquedos desperta no público infantil o encanto pela música popular brasileira. Com um repertório autoral, focado em situações cotidianas vividas entre pais e filhos, os músicos investem na variedade de ritmos, na qualidade dos arranjos e interpretação, no caráter educativo e na dimensão cênica da música.

Criado por cantores e instrumentistas consagrados do cenário carioca, o Farra dos Brinquedos realça o lado encantador, poético e brincante da música popular brasileira. É um convite às crianças (e também aos adultos) conhecerem de perto essa riqueza e diversidade.

O Farra dos Brinquedos é formado por Pedro Miranda (voz e percussão), Elisa Addor (voz), Marcelo Caldi (acordeon e voz), Alexandre Caldi (saxofones), Nando Duarte (violão de 7 cordas e contrabaixo acústico), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) e Bebel Nicioli (flauta e clarinete).

A partir da direção de Duda Maia, a apresentação do grupo ganhou uma dimensão mais cênica, permitindo um diálogo aberto com o teatro e a dança. Dentro das feições de um musical, o espetáculo explicita o olhar lúdico, no qual a situação “real”, vivida no cotidiano, tende a penetrar o universo da brincadeira.

 

Sobre A casa de Agatha Christie: Uma escritora conta sua própria história

Leitura dramatizada baseada na autobiografia de Agatha Christie

Com Bia Sion e Joice Niskier

Adaptação: Clara Meirelles e Renata Lins

Direção: Joice Niskier

Agatha Christie foi uma das mais populares e reconhecidas escritoras do mundo, de quem Eva Klabin era leitora assídua.

Era na Sala Inglesa que Eva, sentada sempre na mesma poltrona, devorava os romances policiais de Agatha Christie, que aguçavam ainda mais seu espírito de colecionadora, ávida por novas descobertas.

Na leitura dramatizada, Agatha Christie, aos 75 anos, decide comprar a casa em que passou a infância, em Ashfield. Enquanto visita o imóvel e tenta convencer o atual morador, o estranho detetive Poirot, a vendê-la, Agatha descobre, entre móveis, paredes e cômodos, outras duas habitantes bastante familiares que ficaram por ali: a Agatha criança e a Agatha jovem.

Na visita à casa de infância, a autora narra diferentes fases de sua vida. Enquanto a Agatha criança cresce cercada pela forte personalidade da mãe, a Agatha adulta se consolida como escritora e vive um casamento marcado pelo período da Segunda Guerra.

Em sua autobiografia, Agatha Christie é autora e personagem. É uma escritora em sua própria casa.

BIA SION é atriz, cantora e locutora. Seu mais recente trabalho na telinha foi uma participação em “Deus Salve o Rei” como a Rainha da Lúngria (TV Globo). Participou de 3 temporadas da série “Detetives do Prédio Azul” (Gloob). Lançou em 2009 o CD ” A Levada do Jazz”.

JOICE NISKIER é atriz, diretora e professora de Teatro. Adora leituras dramáticas, que são uma oportunidade de divulgar as obras literárias e de provocar a imaginação de quem ouve.

 

Sobre o Rio International Cello Encounter e os músicos convidados:

 O RIO CELLO foi criado em 1994 pelo violoncelista inglês, condecorado pela Rainha da Inglaterra e radicado no Brasil, David Chew. Completa 24 anos de luta e história com muitas novidades, sempre gratuitas. A cada ano atinge um público maior e mais diversificado e está presente em diversas comunidades, fazendo um trabalho de educação musical. Virtuoses dos mais diversos instrumentos, bailarinos e artistas plásticos vindos de todas as partes do mundo realizam apresentações e workshops gratuitos em diversos pontos da capital carioca do Rio de Janeiro, além de Cabo Frio e Volta Redonda, sempre tendo o “Cello” como personagem principal. A Casa Museu Eva Klabin é parceira do Rio Cello desde 2012, sempre sediando um dos concertos do festival.

LORNA GRIFFITT iniciou sua carreira aos 16 anos como solista da Louisville Orchestra, sob a direção de Robert Whitney. Foi aluna de Doris Owen (Bickel), Tong II Han, Gyorgy Sebok e Maria Curcio. Obteve seu doutorado, com distinção, na Universidade de Indiana sob a tutela de Menahem Pressler. Atua como solista, musicista de câmara e pedagoga, tanto nos EUA quanto na América do Sul, na Europa e no Oriente Médio. Começou a lecionar em 1974 na Universidade DePauw em Greencastle, Indiana, ligando-se à faculdade de música da Universidade da Califórnia Irvine em 1993. Por quase duas décadas  foi membro do corpo docente da Indiana University Piano Academy em Bloomington, Indiana. Costuma participar, como artista convidada, do Siletz Bay Music Festival, em Lincoln City, Oregon, do Festival Internacional de Música Orfeo, em Vipiteno, Itália, e do International Cello Encounter, no Rio de Janeiro, Brasil, ministrando masterclasses e participando de concertos ao lado de diversos artistas internacionais.

HAROUTUNE BEDELIAN é formado pela Royal Academy of  Music de Londres onde, aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio da BBC Violin Competition. Estudou com Manoug Parikian na Royal Academy, Ivan Galamian em Nova York e Nathan Milstein em Londres. Já tocou em festivais e principais salas de concertos das grandes cidades da América do Norte, América do Sul, Reino Unido, Europa e Oriente Médio, além de em numerosas transmissões de rádio e TV. Antes de sua nomeação para  a Universidade da Cailfornia Irvine, foi professor de violino na Royal Academy of Music de Londres.

 

O JARVIS TWITCHELL DUO é a colaboração de Adriana Jarvis, piano, e Hans Twitchell, violoncelo. Vem apresentando um repertório vasto em recitais em três continentes. Foram premiados por sua apresentação no Concurso Internacional de Piano Liszt – Garrison em Baltimore, nos E.U.A. em 2011. São integrantes fundadores do versátil conjunto de câmara norte-americano Avery Ensemble, agora em sua 20ª temporada (www.averyensemble.org). Entre suas atividades recentes destacam-se a estreia sul-americana da Segunda Sonata para Violoncelo e Piano de Alfred Schnittke, em Porto Alegre, a gravação da Suite de Paul Creston, em West Hartford, Connecticut, EUA, e um turnê no estado de Texas, EUA. No Rio International Cello Encounter, 2016, o Duo apresentou a estreia mundial de uma obra do compositor Luigi Irlandini composta especialmente para eles, na Sala Cecília Meireles. Twitchell é Doutor em violoncelo pela University of Connecticut e é professor na UDESC em Florianópolis, Brasil.

Participação de David Johnson, viola e violino, no Trio Schostakovich.

 

O programa celebra os 150 anos de Debussy e o fim da Primeira Guerra Mundial.