quarto
de
dormir

Causa admiração a grandiosidade do quarto de dormir de Eva Klabin. Apesar da decoração mais leve, tem uma intensidade garantida pelo contraste da cama barroca e dourada com o tom suave de cinza-azulado das paredes e pela presença imponente e delicada do grande cartão de tapeçaria, Meninos pescando, do italiano Giovanni Francesco Romanelli (1610-1622).

Sobre o magnífico tapete persa Tabriz, com cenas de caça, uma chaise-longue do tipo duchesse, forrada de damasco rosa e dividida ao meio, se apresenta como uma outra opção para o repouso.

Do lado direito, sobressai-se um console dourado do barroco napolitano. Acima dele, uma montagem, sobre veludo vermelho e moldura dourada, completa a decoração: são doze placas redondas de esmalte de Limoges, representando as Sibilas, todas nomeadas, trabalho do pintor e gravador francês Léonard Limosin (1505-1577). No teto, um belo lustre francês com pingentes de cristal Baccarat e pequenas cúpulas.

No closet, vitrines exibem peças do guarda-roupa de Eva Klabin, verdadeiras reminiscências da moda dos anos 60, 70 e 80: modelos franceses de Christian Dior e Jean Patou; vestidos de gala usados nas viagens a bordo dos transatlânticos, como o de brocado dourado incrustado de ametistas no decote; algumas estolas de pele, bolsas, sapatos franceses com as etiquetas Charles Jourdan e Chanel e italianos do famoso sapateiro Salvatore Ferragamo, além de outros menos conhecidos, ingleses e americanos; os inúmeros e inseparáveis chapéus e luvas de todos os tons e acessórios do seu cotidiano.