hall
superior

No hall do segundo andar sobressai o estilo barroco, com peças da Itália, Espanha e Áustria. Este estilo que, no século 17 predominava nos países europeus, sobretudo na Itália que foi seu berço, chegou às colônias espanholas e portuguesa das Américas, no século 18, imprimindo sua marca em boa parte do território brasileiro, sobretudo na arte e na arquitetura religiosas.

Do lado direito, em um canto propício ao recolhimento, sugerindo um oratório, encontram-se peças religiosas da Espanha e da Itália, dos séculos 17 e 18. Cruzes processionais douradas ladeiam a pintura de José Ribera (1590-1652), São Jerônimo Penitente.

Sobre a mesa veneziana, há um porta-missal de prata peruana repuxada, do período da dominação espanhola, e um par de anjos tocheiros austríacos de madeira dourada e policromada. A pintura acima da mesa é um estudo para o afresco de um teto palaciano, Alegoria, atribuído a Il Guercino (1591-1666), representando cena mitológica com Apolo e seu séquito.

No topo da escada, em gestual dramático, uma escultura de madeira de Santa Teresa de Ávila, representando a reformadora da Ordem das Carmelitas, é um exemplar do barroco austríaco.

Nos dias de concertos e conferências, este ambiente transforma-se em um espaço movimentado e animado, com o entra-e-sai das pessoas.