Venda na Livraria Travessa
e na Casa Museu Eva Klabin.

A Casa da Lagoa – arquitetura e história do cenário de vida de Eva Klabin”, escrito pela museóloga e arquiteta carioca, Ruth Levy, revela a história da casa onde morou por mais de 30 anos a colecionadora de artes Eva Klabin. A obra resgata seus principais momentos, desde o início de sua construção, em 1934, até a transformação em museu, oficialmente aberto ao público em agosto de 1995.


A história dessa casa, que virou museu, desperta muito interesse e curiosidade. Sua rica trajetória comporta muitos momentos distintos, que culminaram no espaço de características únicas criado pela colecionadora Eva Klabin. A ideia do livro é resgatar esses diferentes momentos, desde o contexto de sua construção, como uma das primeiras casas da Lagoa e concebida no estilo normando, um modismo daquela época, até o grande projeto de reforma empreendido por Eva nos anos 1960 para transformá-la no espaço ideal para a sua coleção. Compartilhar as ‘memórias arquitetônicas’ desse espaço tão especial e único me pareceu uma ótima ideia

Ruth Levy
Autora do livro

Museóloga da Casa Museu Eva Klabin há quase três décadas, Ruth, que é também arquiteta de formação, dedicou-se a uma extensa pesquisa nos arquivos da instituição. A autora examinou fotografias, documentos textuais, plantas arquitetônicas e outros registros a fim de apresentar ao público a história do imóvel, erguido nos anos 1930.  Os estudos da autora abrangeram a arquitetura, o estilo, a decoração, bem como os profissionais envolvidos nessa empreitada.  Além disso, Ruth Levy destaca a determinação de Eva Klabin, que, um ano antes de seu falecimento, em 1990, fundou a instituição cultural que leva seu nome, com a visão de transformar sua residência no espaço singular que é hoje, uma referência no campo de residências-museus brasileiras.

Com design gráfico cuidadosamente elaborado e a riqueza de mais de 100 imagens, entre belas fotografias da casa e inúmeras imagens de arquivo do museu e de outras instituições, a publicação foi estruturada em quatro capítulos que representam diferentes momentos do imóvel: “Uma casa normanda na Lagoa”, “Sonhando com um palacete”, “A Mansão de Arte” e “A casa vira museu”.  Os capítulos desvelam a narrativa dessa casa quase centenária, entrelaçando-se de maneira única com a história da arquitetura e da expansão da cidade do Rio de Janeiro. 

“Com esta publicação, a Casa Museu Eva Klabin reafirma mais uma vez seu compromisso com a preservação e a difusão da memória como ferramentas indispensáveis para a construção do futuro da sociedade e contribui com um capítulo importante para o registro da história da arquitetura na nossa cidade”

José Pio Borges
Presidente da Casa Museu Eva Klabin

Assista ao bate-papo da autora Ruth Levy com Lauro Cavalcanti no lançamento do livro

Audiolivro “A Casa da Lagoa – arquitetura e história do cenário de vida de Eva Klabin”