Glenda Carvalho é natural de Volta Redonda (RJ), iniciou seus estudos de violoncelo com os professores Ronildo Cândido Alves e, posteriormente, Marcelo Salles. Em 2013, graduou-se em violoncelo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob a orientação do professor Hugo Pilger. Em 2014, cursou a pós-graduação em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM), sob a orientação dos professores Alceu Reis e Adonhiran Reis. Concluiu, em 2023, o mestrado profissional em música na Unirio (PROEMUS), sob a orientação da professora Mariana Salles, com a defesa do método intitulado “Violoncelo Brasileiro: Uma viagem pelas cinco regiões do Brasil”. Atualmente, é violoncelista do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Katia Balloussier é natural do Rio de Janeiro e graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ. É detentora de sete primeiros prêmios de concursos nacionais de piano. Desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros. Frequentemente tem sido solicitada a participar como pianista acompanhadora de Master-Classes, Festivais e Concursos. É também, regularmente, chamada a integrar orquestras como a OSB, OSTMRJ, OPES e OSN-UFF.
Para este recital, o programa apresenta contrastes do período modernista do século XX, ressaltando os distintos estilos e contextos culturais e históricos vividos por Heitor Villa-Lobos e Dmitri Shostakovich. Estes compositores não tinham uma relação direta conhecida, sendo assim, cada um “interpretou” esse movimento de maneira diferente. Enquanto Villa-Lobos incorporou elementos da música folclórica brasileira em uma abordagem inovadora, Shostakovich utilizou a tradição clássica russa, sempre agregando novas ideias. Esses dois ícones viveram e compuseram em períodos turbulentos em seus países, incluindo guerras e crises políticas, refletindo as tensões da época em suas obras. Ambos tiveram projeção internacional difundindo a música clássica de seus respectivos países. Influenciaram não apenas seus contemporâneos, mas também as consecutivas gerações de compositores e músicos, deixando um "legado duradouro”, através de suas obras que são constantemente interpretadas e estudadas até os dias de hoje.
Curadoria musical: Tomaz Soares
Esperamos pela sua presença!
Datas: 10 de maio, sábado
Hora: 17h
Local: Casa Museu Eva Klabin - Av. Epitácio Pessoa, 2.480 - Lagoa
A 5 minutos da estação de metrô Cantagalo
Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
Classificação livre
Atenção! Ingressos limitados. Corra e garanta logo o seu antes que esgote.