A partir do dia 30 de abril, a Casa Museu Eva Klabin promove o Ateliê de Restauro. O evento é uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o contato do público com as atividades de restauro e conservação desenvolvidas no local. Durante o processo de revitalização das obras do acervo, procura-se estabelecer um ambiente propício à apreciação e ao aprendizado, promovendo a aproximação dos visitantes com a riqueza cultural da coleção e com as práticas técnicas do ofício da restauração.
A edição deste ano tem foco na preservação do acervo pré-colombiano, supervisionada pela arqueóloga, conservadora e doutora em Artes Visuais pela UFRJ Simone Mesquita. O público poderá acompanhar o trabalho de perto durante o período de visitação, de 30 de abril (quarta-feira) a 25 de maio (domingo).
Arqueóloga. Doutora em Artes Visuais pela UFRJ. Trabalhou como consultora no projeto de Revitalização das Coleções do Museu Nacional patrocinado pela VITAE – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Foi bolsista nas seguintes instituições: 1) Instituto Italiano de Cultura - Restauração de Cerâmica. Instituto Per L’Arte e Il Restauro. Palazzo Spinelli - Florença / Itália. 2) ICCROM / UNESCO. Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología. Havana, Cuba. 3) Internship. Institute of Nautical Archaeology. Bodrum, Turquia.4) Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa. Câmara Municipal de Lisboa – Portugal. Atuou também como professora no Museu de Astronomia - MAST no Mestrado de Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia.
Graduada em Letras Português-Inglês com especialização em Literatura Portuguesa e Africana pela UFRJ, e em Arqueologia Brasileira pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) Universidade Redentor. Realizou atividades de curadoria, conservação, restauro, guarda e exposição do acervo Jardim Suspenso do Valongo no Instituto de Arqueologia Brasileira; participou de atividades de curadoria de objetos arqueológicos, conservação e restauro de coleções etnográficas e montagens de exposições no Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional; participa de projetos e pesquisas arqueológicas, atuando na área de curadoria e conservação do patrimônio. Atualmente integra a equipe responsável pela curadoria do acervo etnográfico coletado pelo indigenista José Américo Peret.
Abertura: 30 de abril, das 16h às 18h
Período: 30 de abril a 25 de maio de 2025
Visitação: Quarta a sábado, das 14h às 18h
Local: Casa Museu Eva Klabin
Av. Epitácio Pessoa, 2.480 | Lagoa – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Classificação livre