Museologia

Donato voltar

O Adobe Flash Player é necessário para que você possa navegar por este site.
Clique no link e faça o download gratuito do Adobe Flash Player.

Donato - Catalogação e Pesquisa do Acervo

O programa Donato foi criado pela equipe do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) para catalogação e gerenciamento de informações de seu acervo, oferecendo mais de 130 tipos de consultas pré-determinadas pelas solicitações mais freqüentes dos usuários, abrangendo todos os dados das fichas do acervo e dos autores.

Visando modernizar a catalogação da coleção, a FEK adotou o programa em julho de 2002, que foi adequado às características do seu acervo, que é mais diversificado do que o do MNBA por contar com uma grande coleção de artes decorativas. A partir desta nova versão, realizada em parceria entre as equipes das duas instituições e com o apoio da Fundação Vitae, o programa tornou-se mais completo e capaz de atender um número cada vez maior de museus em todo o Brasil.

Atualmente o banco de dados da FEK conta com 2645 objetos catalogados e cerca de 98% do acervo está fotografado, porém ainda continua a receber dados para a criação de novas fichas, uma vez que objetos de uso doméstico, bastante significativos, estão sendo numerados, catalogados, fotografados e incorporados ao acervo. As fichas catalográficas já existentes são freqüentemente atualizadas com novas informações e com as pesquisas que são constantemente realizadas sobre as obras.