Museologia

Restauração voltar

O Adobe Flash Player é necessário para que você possa navegar por este site.
Clique no link e faça o download gratuito do Adobe Flash Player.

De acordo com as possibilidades e as oportunidades, a Fundação Eva Klabin tem desenvolvido atividades de restauro de obras de seu acervo.
A coleção de pinturas tem recebido intervenções de profissionais como Eneida Parreira, Laurent Sozzani, Maria Cristina  da Silva Graça e do ateliê Edson Motta.

A coleção de tapetes foi lavada e restaurada por Selene Laydner nos anos 1996-2002, a de obras sobre papel tratada por Liamara Fanaia, entre 1999 e 2000, e as obras de madeira vem sendo restauradas por Eliane Monte (2004).

Duas peças da coleção egípcia (Cabeça de oficial e Máscara mortuária) foram restauradas no Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France, em Paris, onde permaneceram por 18 meses, sendo submetidas a complexos processos de análise de materiais e restauração. Retornaram à Fundação Eva Klabin em outubro de 2002, acompanhadas do courrier e restaurador Emmanuel Caillé, especialmente contratado para presenciar a desembalagem das peças e fazer a montagem das vitrines climatizadas, confeccionadas por aquela  instituição francesa para manter as peças com umidade relativa abaixo de 60%.