RESPIRAÇÃO KRAJCBERG
02/jan
14:00 to 18:00

MINISTÉRIO DA CULTURA E KLABIN S.A. APRESENTAM:

RESPIRAÇÃO KRAJCBERG

De 15 de setembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019
Visitação: De terça a domingo das 14 às 18 hs
Ingressos:
R$ 10,00 (inteira) | R$5,00 (meia – acima de 60 anos e estudantes)
Gratuidade: crianças até 10 anos e aos finais de semana e feriados.

Um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira, o artista Frans Krajcberg será o grande homenageado do projeto Respiração, da Casa Museu Eva Klabin, com curadoria de Marcio Doctors. Sete obras, além de fotos e vídeos instalações, irão intervir no acervo permanente da casa e estabelecerão um paralelo entre a destruição da 2ª Guerra Mundial e a destruição da Natureza, dois momentos marcantes da vida do artista, que faleceu no ano passado, e que foi um ativista das causas ambientais até a morte.

Leia o texto do curador: http://evaklabin.org.br/acervo/respiracaokrajcberg/

SOBRE FRANS KRAJCBERG

Nascido na Polônia, Frans Krajcberg viveu muitas vidas em uma só. No início da idade adulta perdeu tudo na Segunda Guerra Mundial e partiu para a Rússia, onde se juntou ao exército soviético para lutar a Batalha de Leningrado. Foi durante esse período de conflitos que começou seu trabalho artístico. Estudou Engenharia, trabalhou no Cazaquistão, foi paraquedista, voltou para o campo de batalha até chegar na Alemanha, onde estudou na Escola das Artes de Stuttgard. De lá partiu para Paris e, por sugestão, de Marc Chagall, pegou a rota para o Brasil.

Chegou ao país com 26 anos, sem falar a língua e ter onde ficar. Até que em 1951 trabalhou na primeira Bienal de São Paulo como montador de quadros. Da amizade com Segall surgiu o convite para trabalhar no Paraná como engenheiro florestal, e foi lá, morando no meio do mato, que Krajcberg encontrou o refúgio que tanto buscava. O cenário ideal para reencontrar o sentido da vida e criar. Em 1957 venceu o prêmio de pintura da Bienal de São Paulo e partir daí teve seu nome projetado para o mundo. Em 1972 radicou-se em Nova Viçosa e criou o seu porto-seguro no Sítio Natura, hoje Museu Ecológico Frans Krajcberg.

SOBRE O RESPIRAÇÃO

Programa de longa duração, iniciado em 2004, pelo curador Marcio Doctors, o projeto tornou-se referência cultural pelo inusitado e singularidade de sua proposta, que é a de trazer uma nova respiração para a Casa, com o intuito de fazer com que o legado de Eva Klabin faça sentido para as novas gerações.
O Respiração foi se firmando pela qualidade dos 29 artistas que participaram ao longo de 14 anos e 22 edições. Podem ser citados alguns nomes como: Anna Maria Maiolino, Anna Bella Geiger, Bispo do Rosário, Brigida Baltar, Carlito Carvalhosa, Chelpa Ferro, Claudia Bakker, Eduardo Berliner, Enrica Bernardelli, Ernesto Neto, Marcos Chaves, Rosangela Rennó, Regina Silveira, Rui Chafes, entre outros. Todos os detalhes são encontrados no link: www.evaklabin.org.br/projetorespiracao.

Lei de Incentivo à Cultura
Apoio: DHBC
Parceria: ARTRIO
Produção: Area27
Patrocínio: Klabin
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal