RESPIRAÇÃO 25 | DEVIR INDÍGENA | ABERTURA
17/set
17:00 to 21:00

Projeto Respiração 25

Devir Indígena

Denilson Baniwa e Gustavo Caboco

A Casa Museu Eva Klabin inaugura dia 17 de setembro (sábado) a partir das 17h, a 25ª edição do projeto Respiração com a exposição Devir indígena, dos premiados artistas Denilson Baniwa e Gustavo Caboco.

Com curadoria de Marcio Doctors e Paula Alzugaray as intervenções que tomam a Casa Museu Eva Klabin mostram a forte pulsão da nova ordem da arte contemporânea.

Os artistas

Denilson Baniwa: artista visual e curador. Compõe sua obra trespassando linguagens visuais da tradição ocidental com as de seu povo, utilizando performance, pintura, projeções a laser, imagens digitais. É conhecido como um dos artistas contemporâneos mais importantes da atualidade por romper paradigmas e abrir caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional. Ativista, aborda a questão dos direitos dos povos originários. É indígena do povo Baniwa.  Nasceu em 1984 na aldeia Darí, Barcelos, Amazonas. Atualmente vive e trabalha em Niterói, Rio de Janeirro.
“Às vezes o desafio não é ocupar posições. Por exemplo, quando as que existem não servem, é necessário criar algo novo”.

Gustavo Caboco: nascido em Curitiba, Roraima (1989). Artista visual Wapichana, trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Sua produção com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõe maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas, as retomadas de memória e na pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.

Clique aqui para ler o texto do curador Marcio Doctors

 

Clique aqui para ler o texto da curadora Paula Alzugaray

 

Projeto Respiração Devir indígena
Denilson Baniwa e Gustavo Caboco.
Abertura: sábado, 17 de setembro, 17 às 21h (entrada franca)