“QUAL É A SUA CIDADE?” – OFICINA DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS
30/mar
15:00 to 16:00

SAIBA MAIS

MARÇO 2019

 

QUAL É A SUA CIDADE?

 

OBS: PARA TODOS OS PÚBLICOS A PARTIR DOS 05 ANOS DE IDADE.

TODO O MENOR DE IDADE DEVERÁ ESTAR ACOMPANHADO POR UM ADULTO E SER AUXILIADO POR ELE DURANTE TODA A ATIVIDADE. 

 

Março é o mês em que comemoramos o aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, mas também é o mês que marca o nascimento e o falecimento de dois importantes artistas: Johann Moritz Rugendas (que nasceu em 29/03/1802) e Nicolas-Antoine Taunay (falecido em 20/03/1830).

Rugendas e Taunay vieram ao Brasil, no século XIX, e por aqui passaram uma boa temporada. No período em que viveram no país, tiveram a oportunidade de registrar as nossas belas paisagens e o cotidiano da época, incluindo os cenários e a vida cariocas – A Casa Museu Eva Klabin abriga obras dos dois artistas, entre elas uma litografia produzida pelo Rugendas, que retrata uma cena que se passa na atual Lagoa Rodrigo de Freitas.

Vamos oferecer uma oficina que convidará os participantes a pensarem no surgimento da Cidade do Rio de Janeiro, na sua importância histórica e nas diversas transformações e intervenções que ocorreram ao longo dos seus 454 anos de sua existência.

Na oficina, trabalharemos com a técnica do Estêncil (ou stencil), cujos procedimentos são simples e levam à criação de matrizes que podem servir para a impressão de imagens em diversas superfícies. Tal técnica é utilizada por muitos artistas nacionais e internacionais na chamada “Arte Urbana”.

No caso da nossa proposta, o público terá como inspiração as paisagens cariocas. Além da elaboração e impressão de imagens, os participantes terão a oportunidade de fazer interferências sobre elas, observando, assim, as diferentes modificações urbanísticas realizadas ao longo do tempo, e mais recentemente, na cidade.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DA CASA MUSEU EVA KLABIN

TELEFONES: 21 – 3202-8551 | 21 – 3202-8550  RAMAL: 23

educativo@evaklabin.org.br

 

CASA MUSEU EVA KLABIN

AVENIDA EPITÁCIO PESSOA, 2480 – LAGOA

[ESQUINA DO CORTE DO CANTAGALO | PRÓXIMO À ESTAÇÃO DE METRÔ CANTAGALO]