“HAIKAI E SCROLL – ORIENTE – ARTE E POESIA” – OFICINA ARTÍSTICA
20/abr
15:00 to 16:00

SAIBA MAIS

ABRIL 2019

OBS: PARA TODOS OS PÚBLICOS A PARTIR DOS 05 ANOS DE IDADE. TODO O MENOR DE IDADE DEVERÁ ESTAR ACOMPANHADO POR UM ADULTO E SER AUXILIADO POR ELE DURANTE TODA A ATIVIDADE. 

 

HAIKAI E SCROLL

ORIENTE

ARTE E POESIA

 

Aos sábados, domingos e feriados do mês de abril, vamos realizar uma oficina que nos levará a conhecer um pouco das culturas orientais, experimentando duas práticas artísticas: a pintura em scroll e a poesia haikai.

As duas técnicas artísticas fazem parte das tradições chinesas e japonesas e, ao mesmo tempo, podem ser percebidas como procedimentos atuais, facilmente utilizados em muitas propostas nos campos da pintura e da poesia.

A pintura em scroll revela uma forma de criação que trabalha com regras que se diferenciam das pinturas ocidentais pautadas pela tradição renascentista, cujo tratamento se dá pela perspectiva tridimensional na buscar por uma profundidade ilusória na tela. No scroll as imagens podem ser sobrepostas, criando perspectivas verticalizadas e estabelecendo uma dinâmica que solicita um novo exercício para o nosso olhar ocidental.

O haikai apresenta-se como uma proposta simples para a produção de poesias. Na prática, as regras para a estruturação de um haikai requerem a escrita de três versos, os quais não precisam ser rimados, e cujo sentido revela-se no todo da composição.

Na nossa oficina, vamos propor aos participantes que trabalhem a união das duas práticas artísticas através da criação de pinturas e poesias, de maneira lúdica e divertida. O belo acervo asiático da Casa Museu Eva Klabin servirá de inspiração às nossas criações.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DA CASA MUSEU EVA KLABIN

TELEFONES: 21 – 3202-8551 | 21 – 3202-8550  RAMAL: 23

educativo@evaklabin.org.br

 

CASA MUSEU EVA KLABIN

AVENIDA EPITÁCIO PESSOA, 2480 – LAGOA

[ESQUINA DO CORTE DO CANTAGALO | PRÓXIMO À ESTAÇÃO DE METRÔ CANTAGALO]