CONCERTOS DE EVA | T’Rio
11/jul
$
20:00 to 21:00

Ministério da Cidadania e Klabin S.A. apresentam

CONCERTOS DE EVA

T’Rio

YUKA SHIMIZU, piano

CRISTIANO ALVES, clarinete

FERNANDO THEBALDI, viola

11 DE JULHO | 20H

visita mediada a casa museu 18:30h

INGRESSOS: R$ 50,00 INTEIRA | R$ 25,00 MEIA* (ACIMA DE 60 ANOS E ESTUDANTES)

*Necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada ou do desconto no acesso ao evento.

Compre seu ingresso pelo site sympla ou pelos tels: 3202-8554 ou 3202-8555

PROGRAMA:

W.A.MOZART –  Trio em Mi bemol maior 3°mov. 498                                                –

RICARDO TACUCHIAN  –  Trio das Águas 3°mov.“Da Chuva”

LIDUíNO PITOMBEIRA  –  Japan 3°mov. “Full Moon”

MAX BRUCH – Rumänische Melodie Op. 83 No.5

NESTOR DE HOLLANDA – O Sábio em Sol 1°mov.e 4°mov.

VILLA-LOBOS – Bachianas Brasileiras No.5 “Aria” arr. Vicente Alexim

VITTOR SANTOS – FragmenTons

Sobre os músicos:

Yuka Shimizu– Pianista
Nasceu na província de Saitama, Japão.
Em 1995, ingressou na Faculdade de Música Kunitachi em Tokyo. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001 com a orientação da Professora Maria Teresa Soares.

Tirou o primeiro lugar no concurso de Talentos de piano em Brasília e terceiro lugar no concurso de música Brasileira em São Paulo. Melhor intérprete de música Brasileira e Bach no XI concurso Nacional de Piano em Minas Gerais, e segundo lugar no concurso Nacional de piano Artelivre em São Paulo. Recebeu “Moção de Congratulações” por sua atuação como intérprete de Música Brasileira na Câmara Municipal de Rio de Janeiro.

Desde 1998 realiza recitais nos principais teatros no Brasil e no Japão. Além de atuar como solista, tambem fez recitais com Soprano Neti Szpilman com programa de música Brasileira.

Em 2006, lançou seu primeiro CD ”Embalada pela brisa do Rio”, com músicas de Ernesto Nazareth.

Em 2008, apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional-UFF sob a Regência da Maestrina Lidia Amadio, no Teatro UFF, e do Maestro Chiyuki Murakata, na Sala Cecília Meireles, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Em 2012, Participou do Festival Internacional Cello Encounter junto com violoncelista David Chew, e companhia de Dança Cia Márcia Milhazes no Teatro Caixa Cultural.

Em 2015, estreou “Duo Burajiru” com o violista Fernando Thebaldi e se apresentou no Conservatório de Rotterdam em Holanda em 2016 e no Teatro do BNDES. Em 2017, fez recitais no Espaço Giomar Novaes (Sala Cecília Meireles), e na Academia Brasileiro de Música junto com Clarinetista Cristiano Alves. Duo Burajiru juntou com Cristiano Alves, e formou o grupo “T’Rio”.  Lançou CD “Trios Brasieliros” pelo Casa Estúdio em 2018.

Apresentou-se como Solista da Orquestra de Barra Mansa-RJ, e Orquestra Camerata de Sesi –ES.

Lançou seu segundo CD piano solo “Piano Brasil”.

Realizou Recital de encerramento na embaixada do Brasil em Tóquio no evento de “Comemoração dos 130 anos de nascimento de Villa-Lobos “A história de Chiyuki Murakata e da Associação Villa-Lobos do Japão”

Cristiano Alves – Crarinete

Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ, Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de inúmeros e renomados professores internacionais. Detentor de diversas premiações em importantes concursos, graduou-se com summa cum laude pela UFRJ.
Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB.
Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masterclasses em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovênia, China, Cingapura, Vietnã, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia e Guatemala.
Em 2005, lançou seu primeiro CD solo, considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil.
É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo seus alunos vencidos inúmeros e importantes concursos, ocupando também destacados postos em orquestras e universidades brasileiras.
O referido curso foi recentemente considerado um dos três melhores cursos universitários, entre todas as áreas e instituições do país. Com destacada carreira como solista, apresenta-se regularmente à frente de orquestras nacionais e internacionais, sendo responsável pelas primeiras audições, no Rio de Janeiro, dos concertos de Carl Nielsen, Jean Françaix e John Corigliano, além de diversas estreias mundiais.
No Brasil, leciona frequentemente em diversos Festivais de Música, além de ministrar, regularmente, workshops em diversas cidades nas Américas, Europa e Ásia. Há décadas colabora com os naipes de prestigiosas orquestras brasileiras, como Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e OSESP e Orquestra do Mercosul.
Vem dedicando relevantes esforços em prol da música brasileira e da clarineta, produzindo e lançando diversos títulos fonográficos CDs, bem como métodos, artigos e livros. Desenvolve importante carreira camerística e possui dezenas de títulos que lhe foram dedicados por grandes compositores da música brasileira.

Fernando Thebaldi – viola

Indicado ao Grammy Latino 2012 com o CD “Quartetos de Cordas” do grupo de compositores “Preludio 21”, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, Fernando Thebaldi é hoje um dos violistas mais respeitados do Brasil. Juntamente com o aclamado Quarteto Radamés Gnattali com o qual realizou 7 temporadas de turnês nacionais e internacionais, e projetos músico-sociais e vasta discografia, foi também premiado como Melhor Conjunto de Música de Câmara do Brasil na 13a. edição do Prêmio Carlos Gomes em 2009 e Prêmio Rumos Itaú em 2007.

Em seus 10 anos radicados na Holanda, soma a sua formação acadêmica uma pós-graduação e 2 mestrados em didática dos instrumentos de cordas e alta performance do repertório da viola pelo Royal Conservatorium de Haia e pelos Conservatórios de Rotterdam e Brabant, sempre sob a orientação da violista Gisella Bergman. Graduado em viola pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro nas classes do violista Juan Carlos Sarudiansky e Marie-Christine Springuel, também participou de Master Classes dos renomados violistas Bruno Giuranna e Siegfried Führlinger e música de câmara com os cellistas Gregor Horsch e Harro Ruijsenaars.

Thebaldi vem sendo cada vez mais requisitado como professor por instituições como a Faculdade de Música do Espírito Santo. Sua atuação como pedagogo e camerista rendem-lhe convites regulares para Festivais como o Villa-Lobos do Rio de Janeiro, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Festivais de Inverno de Domingos Martins , Femusica de Campos dos Goytacazes, Juiz de Fora, Conexões Musicais da Universidade Federal Fluminense e UniRio, e o mais importante da América do Sul, o Internacional de Campos do Jordão em São Paulo.

Em 2015 inicia seu mais novo projeto em promover, registrar, resgatar e reeditar o melhor da música de câmara brasileira para viola e piano tendo tido seu debut com grande aclamação pelo público norte-americano durante recital na California State University em Turlock. A continuação desse projeto leva a criação do Duo Burajiru junto a pianista japonesa Yuka Shimizu https://www.youtube.com/watch?v=VeIeyZZY9zc, já conquistando importantes palcos nacionais como do Teatro BNDES no Rio de Janeiro e internacionais como o do Conservatório CODARTS de Rotterdam. O Duo lança 2 CDs em 2018: a obra completa para viola e piano de Ricardo Tacuchian e Trios Brasileiros com a participação do mais aclamado clarinetista brasileiro, Cristiano Alves que, em decorrência do sucesso alcançado por esses primeiros voos “nacionais”, nosso recém criado “TRio” decide formatar essa ideia de continuidade como grupo de câmara estável, acrescentando ao seu repertório obras de compositores estrangeiros para essa formação.

Atualmente Fernando é spalla das violas da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e violista da Orquestra Petrobras Sinfônica ambas no Rio de Janeiro e com essas mesmas orquestras se apresenta regularmente como solista, além de outras orquestras brasileiras dentre elas a Sinfônica do Espírito Santo, a Camerata Sesi do Espírito Santo, a Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra da Casa do Estudante do Brasil, e orquestras estrangeiras incluindo aqui a Ars Musica de Rotterdam e Orquesta Municipal de Asunción no Paraguai.

Seus conhecimentos técnicos e musicológicos também o levam a escrever regularmente notas de programas para Revistas especializadas renomadas como a OSESP e diversos encartes de CDs. Regularmente “no ar” em diversos canais de televisão brasileiros como Escola e Futura, com entrevistas sobre a grande obra de Heitor Villa-Lobos.

Programação e produção: Nenem Krieger

Organização: Marcio Doctors