Marta
Jourdan


ZONA DE LANÇAMENTO #1

6ª edição
07 de junho a 26 de agosto de 2007

Zona de lançamento # 1

Zona de lançamento # 1 é uma máquina do instante. É um retroprojetor que, no lugar de projetar imagens paradas a partir de um suporte transparente, projeta gotas d’água. Como a projeção ocorre ao mesmo tempo em que as gotas estão pingando sobre a base de vidro do retroprojetor, vão se formando desenhos em tempo real sobre a superfície projetada como se fosse um quase cinema. As gotas d’água reproduzem ampliando, na superfície projetada, os mesmos movimentos da água e criam uma impressão de que a superfície está se liquefazendo.

A intervenção de Marta Jourdan explicita o tempo como instante, como prova de que não é possível retê-lo; de que não se consegue interromper a sua passagem, por isso ele não nos é interno; somos nós que estamos no seu interior.

A pertinência dessa obra no contexto do Projeto Respiração é que ela nos questiona sobre como é possível paralisar o tempo, tal como proposto por Eva Klabin ao musealizar sua vida, através de sua casa. De fato, se não é possível parar o tempo, é possível criar estratégias de resistência. A arte é a maior dessas resistências, ao fazer com que o passado se materialize no presente, através de presenças materialmente concretas.

Ao liquefazer as paredes e os objetos do quarto de dormir de Eva Klabin, Marta Jourdan criou um ambiente híbrido, metamorfoseando o espaço para nos falar da sensação e da percepção contemporânea de um tempo que se esvai com mais intensidade. Essa consciência pode ser apaziguada pelas estruturas museológicas (daí sua crescente importância no mundo atual), como um instrumento que temos para fazer o tempo girar mais devagar. Não de pará-lo, mas de fazê-lo passar mais lentamente.

Marcio Doctors
Curador

Fotografia: Vicente de Mello