Destaque da coleção

 

Rosto de esquife
Egito, XVIII Dinastia (c. 1550-1307 a. C.)
Madeira dourada e incrustada de marfim e ébano,
41,5 x 32,5 x 15,5 cm

Um sorriso no Rio

Numa confortável casa de estilo vagamente normando à beira da Lagoa de Freitas esconde-se uma coleção para lá de especial. Coleção composta em meio século por uma dessas senhoras à la Anna de Noailles que conseguem influenciar a sociedade de seu tempo.
Com o seu que seu temperamento irrequieto e destemido e sua sensibilidade alheia às convenções, Eva Klabin soube usar de sua confortável situação econômica para viver intensamente. Não só de champanhe, caviar e cruzeiros pelos sete mares, mas adquirindo um conjunto de obras de arte tão eclético quanto primoroso.
Foi, curiosamente, na sala Renascença que descobri um fragmento de sarcófago egípcio pelo qual tive um instantâneo e definitivo “coup de foudre”. Tal a vida emanando deste rosto que num primeiro momento pensei tratar-se de uma obra do período ptolemaico, quando a Grécia começa a roer cinco mil anos de cultura faraônica. Mas, ao ler o descritivo do bem elaborado catálogo da fundação, rendi-me à evidência de que o jovem era bem mais velho que os amores de Cleópatra e Marco Antônio.
Três mil e quinhentos anos se passaram e o sorriso calmo de um adolescente ainda consegue comover-nos. Com pouco mais de quarenta centímetros, o ouro original da face tendo desaparecido, só resta no suporte de madeira algo como uma cor de pele. Mais escura, próxima talvez do modelo original, onde brilham dois grandes olhos de marfim e ébano, levemente amendoados, que já anunciam o charmoso sorriso de lábios bem desenhados.
Aos quinze anos pouco ou nada é definido. A inocência não tem gênero. Podemos evocar o Tadzio da Morte em Veneza ou a Monalisa de Leonardo. O enorme turbante que esconde uma cabeleira farta e talvez crespa presa nas grandes orelhas. Tanto seria de um rapaz como de uma mocinha.
O Rio de Janeiro também tem sua misteriosa ambígua Gioconda.

Dimitri Ganzelevitch
marchand, fotógrafo e colecionador de arte